sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Endotoxinas Bacterianas

No post de hoje, trago um texto sobre Endotoxinas bacterianas, escrito pela minha amiga Janaina Fernandes, Bióloga e Farmacêutica, que trabalhou muitos anos com esta análise e tem bem mais propriedade em escrever sobre o assunto do que eu. No laboratório terceirista em que trabalhamos, este ensaio não era realizado pela área de Microbiologia, da qual fui supervisora por 5 anos, havia um laboratório somente para a realização de ensaios de endotoxinas. A Janaina foi supervisora deste setor.

ENDOTOXINAS BACTERIANAS

Todos os produtos estéreis, sejam injetáveis ou não, bem como suas matérias-primas ou materiais envolvidos na fabricação ou embalagem dos mesmos, tem por obrigatoriedade a realização do ensaio de endotoxinas bacterianas.
A Farmacopeia Brasileira 5ª edição define: O teste de endotoxina bacteriana é usado para detectar ou quantificar endotoxinas de bactérias gram negativas presentes em amostras para qual o teste é preconizado.
Utiliza-se o extrato aquoso dos amebócitos circulantes do Limulus polyphemus ou do Tachypleus tridentatus preparado e caracterizado como reagente LAL.




1.TÉCNICAS ANALÍTICAS

Há duas técnicas com sensibilidades diferentes para este teste:
1. MÉTODO DE COAGULAÇÃO EM GEL: baseado na formação de coágulo ou gel (método semi-quantitativo)
2. MÉTODOS FOTOMÉTRICOS quantitativos que incluem:
O MÉTODO TURBIDIMÉTRICO, (baseado no desenvolvimento de turbidez após quebra de um substrato endógeno);
O MÉTODO CROMOGÊNICO (baseado no desenvolvimento de cor após quebra de um complexo peptídeo sintético cromógeno).
Qualquer um destes procedimentos pode ser realizado, a menos que indicado contrário na monografia da substância.

Nota: As quantidades de endotoxinas são expressas em unidades de endotoxina (UE) definidas - 1 UE é igual a 1 UI (unidade internacional).

2. ANÁLISE SEMI-QUANTITATIVA

No método de coagulação em gel, a determinação do ponto final da reação é feita a partir de diluições da substância sob teste em comparação direta com diluições paralelas da endotoxina padrão.

Para a realização desta técnica utiliza-se tubos apirogênicos, micropipetas, ponteiras estéreis apirogênicas, banho-maria ou bloco aquecedor.
Faz-se a curva de calibração diluindo-se o padrão conforme a sensibilidade do lisado utilizado. ¼ , ½, 1 e 2x a sensibilidade do lisado.
Resultado esperado: ¼ (-), ½ (-), 1(+) e 2(+).


Negativo: gel frouxo ou semelhante à água (líquido)
Positivo: gel duro (não se desfaz)

Nota: cuidado ao virar o tubo, não deixar bater para não desestabilizar o gel e gerar um falso negativo.

3. ANÁLISE QUANTITATIVA

Atualmente no mercado, existem diversas marcas e técnicas para a realização da analise quantitativa.
Alguns utilizam placas de fundo chato (Elisa), seja por turbidimetria (turvação) ou cromogênico (formação de cores) o intuito é o mesmo, dizer exatamente quanto de endotoxinas possui a amostra preparada. É uma técnica muito mais precisa, mas exige treinamento do analista.
Deve-se tomar cuidado no preparo da curva de calibração, pipetagem, e alguns deles, o tempo que se leva para colocar o reagente, pois tudo isso pode influenciar no resultado final.
Normalmente, os resultados ficam armazenados no software e é possível localiza-los posteriormente.

Nota: cuidado ao adicionar os dados no sistema, senão a chance de erros de resultado é grande. Deve-se colocar a diluição utilizada ou a concentração final, dependendo o tipo de produto e a forma de expressão do resultado (limite de endotoxinas dado pela monografia).

4.LIMITE DE ENDOTOXINAS E CALCULO DE DILUIÇÃO

O limite de endotoxinas de cada matéria-prima é dado em monografias específicas, seja a Farmacopeia Brasileira, Americana, Japonesa, Britânica, enfim...
Em alguns casos é dado por EU/mg, EU/mL, EU/mg.
Se eu tenho uma monodroga, ou seja, um produto acabado que possui somente um ativo, posso utilizar o mesmo limite da matéria-prima?
Sim. Pode sim, uma vez que somente tem um ativo e normalmente diluído em água ultrapura.
Agora vamos falar somente em situações já conhecidas. Em outro post falaremos em situações onde eu não conheço o limite ou polidrogas.
Devemos fazer o calculo da diluição utilizando a seguinte formula:
MVD = limite de endotoxinas
         Sensibilidade do lisado
Observação: fórmula usada para quando o limite de endotoxina do fármaco especificado na monografia estiver em volume (UE/mL)

Onde:   M: máximo
            V: valor
            D: de diluição
Ou
MVD = limite de endotoxinas . concentração da amostra
                          Sensibilidade do lisado

Exemplos:
1.     Água purificada – limite de endotoxinas: 0,5EU/mL
Sensibilidade do lisado: 0,125EU/mL

MVD = limite de endotoxinas = 0,5 EU/mL = 4 , ou seja, podemos diluir até 4x ou 1:4
                Sens. Lisado           0,125EU/mL
2.     Solução de furosemida 10mg/mL – limite de endotoxinas (FB): 3,6EU/mg
Sensibilidade do lisado: 0,125EU/mL

MVD: limite de endotoxinas . concentração da amostra = 3,6EU/mg . 10mg/mL = 288 x
                      Sensibilidade do lisado                                     0,125EU/mL


Mais uma vez espero que este post ajude à elucidar dúvidas quanto ao ensaio de endotoxinas. Deixem seus comentários, opinião ou dúvidas!

Até a próxima.



13 comentários:

  1. Boa tarde, aonde posso encotrar os meios de cultura pronta para aquisição...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, quais seriam os meios de cultura que você procura?

      Excluir
    2. Olá, Nanci
      Também tenho interesse em fornecedores de meios para os testes de esterilidade e o reagente LAL

      Obrigada

      Excluir
    3. Olá, você pode adquirir meios de cultura na Prolab, Merck, Oxoid, Biomerieux, Laborclin. Quanto ao reagente de LAL, tem a Lonza, Bio-Endo. No Google você encontra os contatos.

      Excluir
  2. Olá Nanci. Sempre travo na hora da diluição. Teria algum material didatico ou uma explicação clara pra mim. Levando em conta esse exemplo mesmo acima. Diluição 1:288. Como faço? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Esse artigo foi escrito por uma amiga minha, que tem bem mais experiência em Endotoxinas do que eu. Me passa seu e-mail que eu encaminho pra ela sua dúvida.

      Excluir
    2. grasieleamadeu@gmail.com
      Obrigada Nanci.

      Excluir
    3. Ok, vou encaminhar o seu email pra minha amiga com as suas dúvidas.

      Excluir
  3. A DEXMEDETOMIDINE tem um limite USP DE 2.5EU/mcg e tenho um fabricante do ativo que testa baseado no limite de 19,66 EU/mg sabendo que meu ativo tem uma dose máxima terapêutica de 17,8 mcg/kg/dia e é utilizado por infusão onde levo em conta a massa corpórea em m2 , poderia me ajudar a chegar no limite de 19,66 EU /mg indicado pelo fabricante?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vou encaminhar sua dúvida para a pessoa que escreveu o post.

      Excluir
  4. Bom dia. Gostaria de tirar umas dúvidas. Por favor vc pode passar o e-mail da Janaina. (lilianbarcellos1325@gmail.com). Obrigada

    ResponderExcluir